Sinalizados e integrados na rede do Parque Natural da serra de S. Mamede, vai encontrar dois percursos distintos, o PR6 PTG – Percurso do Salão Frio e o PR7 PTG – Percurso de Carreiras que convidam os mais aventureiros a deslumbrar-se com rotas únicas.
O PR6 PTG – Percurso do Salão Frio é um percurso circular com uma extensão de cerca de 9,5 km com grau Difícil. O trajeto inicia na cidade de Portalegre e estende-se até ao território da freguesia de Ribeira de Nisa. Um percurso muito verde, com núcleos de carvalho-negral, castanheiro, sobreiro e pinheiro, que abrigam outras riquezas da flora e da fauna, mas também a qualidade do ar.
O PR7 PTG – Percurso de Carreiras é também ele um percurso circular, ligeiramente mais curto, com cerca de 8,8 km mas também de Grau Difícil. Saindo de Carreiras, desenvolve-se ao longo do flanco ocidental da serra de São Paulo, o extremo noroeste da serra de São Mamede. Para oeste as vistas são magníficas, de grande vastidão, e a companhia do gado é constante tirando partido de solos que assentam sobre um substrato granítico com 500 milhões de anos, bem mais antigo do que a maioria dos granitos existentes em Portugal.
Consulte toda a informação no site NATURAL.pt ou em http://inmotion.cimaa.pt/pt/percursos/portalegre e veja tudo o que pode descobrir.
Pode ainda desfrutar do PR4 – Percurso de Ribeira de Nisa, este traçado mais antigo dos anteriores. Este é um percurso circular, com início e fim em Monte Carvalho. Apresenta duas alternativas, podendo o caminheiro escolher entre um percurso com maior ou menor duração , cerca de 11,32 km ou 7,7 km. As paisagens deslumbrantes caracterizam o percurso, principalmente entre o vale da Ribeira de Nisa e o planalto do Jogo da Bola; as cores diversificadas dos soutos centenários vão pintando o cenário, pontilhando aqui e ali eiras, muros apiários e abrigos de granito.
Mais informação deste percurso em http://www.walkingportugal.com/z_distritos_portugal/Portalegre/Portalegre/PTG_PR4_Percurso_de_Ribeira_de_Nisa.htm
Recomendações:
Precaução com as altas temperaturas durante o verão e o piso escorregadio durante o inverno;
Use roupa leve, adequada à época e calçado cómodo;
Leve uma pequena mochila com farnel e água e não abandone o lixo no percurso;
Siga somente pelos trilhos assinalados, deixe a Natureza intacta;
Não vá só. Leve os amigos ou família.
* todos os direito das imagens em natural.pt e portuguesetrails.com